Friday, July 02, 2004

João Garcia não desiste...

No seu regresso às grandes altitudes depois das lesões sofridas em 1999 no Evereste, João Garcia escalou o Gasherbrum II (8036m). Foi o seu quarto cume acima dos 8000 metros. Agora, o objectivo do alpinista português, que partiu para o Paquistão no passado sábado, é o Gasherbrum I (8068m), a 11ª montanha mais alta do planeta.
Para o português que também já escalou o Evereste (8848m, em 1999), o Dhaulagiri (8167m, em 1994) e o Cho Oyu (8201m, em 1993) a meta é conquistar o seu quinto "oito mil", depois de algum tempo dedicado a outro objectivo, o de subir às montanhas mais altas de cada um dos sete continentes. Ainda faltam o Carstenz, na Oceania, e o Kilimanjaro, em África, mas agora Garcia volta a apontar para mais alto. Em 2005, talvez uma expedição portuguesa ao Lhotse (8516m) e o sonho de tentar o K2 (8611m). ( retirado do Público)
Com isto, João Garcia deseja deixar um pedaço de si em cada montanha, literalmente falando... Evereste foi um desses exemplos, João Garcia perdeu o seu nariz...terá caído encosta abaixo. Conta quem lá esteve que João Garcia terá dito para um dos companheiros de escalada " Epá , está um gelo cá em cima, já nem sinto o nariz...", ao qual o seu companheiro alpinista respondeu " É normal, já não o tens...". Diz a má língua que foi motivo de gozo durante muito tempo no mundo do alpinismo, e ainda hoje em dia é relembrado com muito gozo...
Parece que João Garcia não desiste do seu sonho de voltar para Portugal, feito em lego...ou mesmo, não voltar...