Friday, September 24, 2004

Lux, O Cão(cro) Dermatologista

( O estudo publicado no ‘British Medical Journal’ foi realizado por investigadores britânicos do ‘Amersham Hospital’ e pela organização ‘Hearing Dogs for Deaf People’.)

Seis vulgares cães de companhia foram colocados perante amostras de urina de 36 pacientes com cancro da bexiga e de 108 voluntários saudáveis ou com outras doenças. Os cães conseguiram distinguir a amostra dos pacientes cancerosos 22 vezes entre 54, com uma média de êxito de 41 por cento. O mais intrigante foi verificar que um paciente cujas análises nunca revelaram qualquer tumor foi identificado por todos os cães como se tivesse cancro. Após análises mais detalhadas, acabou por lhe ser diagnosticado um tumor maligno no rim direito.

A primeira vez que foi colocada a hipótese de os cães conseguirem ‘cheirar’ cancros data de 1989. Dois dermatologistas em Londres contaram que uma mulher pediu que lhe fosse extraída uma mancha na perna porque o seu cão a cheirava insistentemente. Tratava-se de um melanoma maligno (o mais maligno dos cancros de pele).

Em 2001, outros dois médicos britânicos relataram um caso semelhante. Um homem que durante 18 anos teve eczema numa perna, até que um dia o seu cão começou a cheirar com insistência aquela zona do corpo. O diagnóstico médico revelou ser um cancro da pele. ( JN)

...Entretanto, a RTP já comprou os direitos destas 3 séries, que prometem ser um sucesso em Portugal...


P.S: Rex e Max já eram!!...

Ass. Elpimba