Wednesday, November 10, 2004

Cu(riosidades)

No Chipre, agricultores que lidam com pragas, nomeadamente com gafanhotos... engendraram soluções alternativas para a maleita. E inventaram um novo ditado: "Se não podes vencê-los, come-os". Isso mesmo: gafanhotos parece ser a nova iguaria no país - e há soluções para todos os gostos: grelhados, fritos ou cozidos. A sugestão é mesmo defendida pela Food and Agriculture Organization, com base em Roma, que está a distribuir receitas para cozinhar gafanhotos. Uma dessas receitas, muito popular no Camboja, parece ser a mais usada. Para os interessados, aqui fica o procedimento: primeiro lavam-se os gafanhotos. Depois, abre-se um rasgão ao longo do abdómen e mete-se o conteúdo de um amendoim. Leva-se a grelhar, temperando com óleo ou sal, durante um X tempo. Cuidado essencial: as pernas queimam com grande facilidade, por isso o lume deve ser brando e o tempo de exposição do bicho terá de ser mínimo. Nota importante: as fêmeas são mais saborosas.
A iguaria não é, de resto, uma novidade absoluta: desde os tempos bíblicos sabe-se que João Baptista sobreviveu no deserto justamente a comer gafanhotos temperados com mel.

Entretanto, em Portugal. Certos políticos lidam com certas pragas ( políticos inactivos), nomeadamente com um gafanhoto de nome Marcelo Rebelo de Sousa. E inventaram um novo ditado: " Se não podes vencê-los, tira-os da T.V". Isso mesmo: políticos "inactivos" parecem ser a nova iguaria no nosso país - há soluções para todos os gostos, mas os que tem mais saída são os "Fritos" (ao bife). A sugestão é mesmo defendida pela Food and Ministers Of PSD-CDS Organization, com base em Lisboa, que está a distribuir receitas para cozinhar os tais gafanhotos. Aqui fica o procedimento: primeiro cria-se pressão sobre a televisão privada. Leva-se a jantar, temperando com alguns conselhos de uma nova programação, novos conteúdos, durante um X tempo. Depois quando estiver desatento, desfere-se o golpe fatal... O famoso "apunhalar pelas costas", mortífero em alguns casos. Cuidado essencial: As pessoas em causa zangam-se com certa facilidade, devido ao seu alto nível de inteligência... por isso o tom de voz deve ser brando e o tempo de exposição do bicho terá de ser mínimo. Nota importante: os machos são mais saborosos (palavras de Paulo Portas, presumo).
A iguaria não é, de resto, uma novidade absoluta: desde os "tempos" ( de inicio do mandato) como Ministro da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar do XVI Governo Constitucional, sabe-se que Paulo Portas tem sobrevivido no mar justamente a comer marinheiros temperados com suor.

Ass. Elpimba