Saturday, May 29, 2004

Estudos e mais estudos, pra nada...
O consumo de cerveja, vinho tinto e chá verde pode desempenhar um papel positivo na prevenção ou inibição do desenvolvimento do cancro da mama. Um estudo desenvolvido em contexto laboratorial, por investigadoras da Faculdade de Medicina do Porto, demonstrou que compostos presentes nestas bebidas inibem a proliferação de células tumorais e actua a nível da síntese de estrogénios, hormonas ligadas à patologia oncológica nas mulheres e ao excesso de gordura.
Faltam ainda ensaios em animais e posteriormente clínicos que poderão confirmar os efeitos benéficos de um consumo terapêutico destas bebidas e quais as concentrações adequadas.
A investigação incidiu sobre três compostos fenólicos: o xanto-humol (presente na cerveja), o resveratol (encontrado no vinho tinto) e o epigalocatequina-3-galato (constituinte do chá verde, dasss).
Tanto estudo não sei para quê, já a muito tempo que os portugueses ( homens) sabem disso, por algum motivo Portugal é o 3º ou 4º consumidor mundial de bebidas alcoólicas. E se calhar é por isso que só 1% dos casos de cancro da mama detectados incidiram sobre os homens em Portugal.
O problema maior é que não são as mulheres que fazem com que esse número excessivo de consumo de álcool seja dos maiores mundiais. Temos que mudar as mentalidades, chega de bebidas finas e chás de outras cores que não as verdes ( não sei se estou a dizer alguma barbaridade, mas não percebo nada de chás) minhas senhoras, "vamos... toca a beber vinhos, cervejolas e chás verdes...". Com a vossa ajuda poderemos chegar ao 1º lugar mundial. Forçaaa... um brinde a vocês...


Ass. Elpimba