Juntas pela igualdade
Mulheres de toda a Europa juntam-se este fim-de-semana em Vigo para marcharem juntas pela igualdade. " (Marcas) diferentes sim, desiguais não" é o lema da acção marcada para a Galiza e na qual vão participar uma centena de portuguesas.
No total, deverão estar presentes na Marcha Mundial de Mulheres cerca de 30 mil pessoas. Lutar contra a pobreza e a violência de género é o objectivo da Marcha Mundial das Mulheres, plataforma nascida no Quebeque (Canadá) e da qual fazem parte organizações de todo o mundo.
Depois das mobilizações de Bruxelas, Washington e Nova Iorque, a coordenadora europeia da Marcha Mundial das Mulheres decidiu organizar um encontro na cidade de Vigo, nos dias 22 e 23 de Maio, para expressar a sua solidariedade com as mulheres galegas depois do acidente do petroleiro "Prestige". (muito limparam elas nessa altura...)
O programa das actividades inclui uma Feira Feminista de "Electrodomésticos" , três fóruns de debate e reflexão de ideias "de Limpeza", um concerto ( das suas próprias máquinas domésticas, acho...) e uma manifestação contra o "Excesso de ácido nas Cebolas". Os fóruns, agendados para sábado, vão abordar os seguintes temas: "A sustentabilidade ecológica (dos electrodomésticos): alternativas feministas", "Mulheres e espiritualidade (entre elas e a vassoura): corporeidade e resistência (da vassoura)" e "Contribuições feministas na origem e desenvolvimento duma Constituição europeia" de limpeza alternativa.
(...)
Domingo é o dia de descer às ruas de Vigo, para a grande manifestação (limpeza), que partirá da Praza dos Cabalos, às 12h00, e seguirá pelo centro da cidade, exigindo uma Europa onde todas as mulheres tenham lugar ( em casa, nas cozinhas).
P.S: Senhoras não me levem a mal, foi só uma brincadeira. “Força”, lutem pelos vossos direitos...Trabalhar sem mulheres por perto não tem piada nenhuma...
Ass. Elpimba