Friday, January 30, 2004

A boa educaçao do povo português (Parte2) -
No 1ª parte falei-vos da boa educação do povo português , relacionado- o com o horário. Agora vou falar-vos da diferença de boa educação entre regiões, mas para não m prolongar , vou-m ficar pelo Norte e Sul, mais concretamente entre Lisboa e Porto. O exemplo que vou utilizar agora pra explicar essa diferença, é o simples pedido de informações.
No Porto é simples, antes de chegarmos a perguntar ,já a pessoa a quem iamos perguntar chegou-se à nossa " Beira" (como eles dizem no norte ), virando completamente a abordagem, deixando-nos menos interessados, quando antes erámos a parte mais interessada. Fazendo-nos a nós a pergunta " Entom quer ir pra ounde ?..", ou logo directamente, quando nos veêm a apontar para um sítio , e de longe ouvimos " É por aí éi, querem ir ao Continente não éi..." .
Já em Lisboa passa-se o oposto, temos de ter cuidado com a 1ª abordagem, o que eu quer dizer é que temos de começar as frases por um " se faxavor" , se falhar-mos, ai estamos perdidos. Quando nos sai um " Olhe, podia-m dizer onde é que...(ai porra enganei-m, penso eu pra mim)...", ja sei que a direcção dada é enganosa. É como se a pessoa abordada nos dissesse , "Olhe, pode parar ai...voce reparou que não disse o se faxavor... agora ja sabe né, peço imensa desculpa ,mas vou ter que o enganar e mandá-lo para outro sítio que não tem nada a ver com o que perguntou..." . Nós afinal até somos bem educados.

(Continua)

P.S: "Faxavor" de ler.

Ass. Elpimba