Tuesday, June 15, 2004

O quê que queres neste Natal meu filho??...

Em Portugal, as crianças também conduzem e são protagonistas de acidentes de viação. Nem sempre ao volante de um automóvel, mas muitas vezes a morte na estrada chega sem ser preciso ter carta de condução. As bicicletas são o principal veículo que tira a vida aos jovens portugueses na estrada.
Em 2003, 360 sinistros envolveram jovens com idade inferior ou igual a 14 anos. A maioria destes condutores são rapazes. Quatro jovens perderam a vida ao volante não de um carro, mas de uma bicicleta. Mortes trágicas que poderiam ter acontecido também aos seis rapazes com menos de 14 anos que tiveram acidentes ao volante de um automóvel: não houve mortos, mas ficaram nas estatísticas os registos de um ferido grave e cinco ligeiros.
Os veículos sem motor são os que trazem mais consequências graves. Além dos quatro mortos, foram registados 32 feridos graves e 262 feridos ligeiros. A principal causa destes acidentes não é conhecida, sendo que a velocidade excessiva aparece em segundo lugar na tabela de causas de acidentes.(dados do relatório anual de sinistralidade da Direcção Geral de Viação (DGV) ).
Isto tudo, para vos dizer, que já estou a imaginar certos comentários e certas mudanças no quotidiano, tais como:
Pai - Então meu filho, o quê que queres neste Natal?
Filho - Uma bicicleta papá...
Pai – Não queres antes um "carrinho", meu filho ??!!...
Ou, como isto anda, qualquer dia os putos terão que tirar a carta para andar de bicicleta...
E mais não digo...

Ass. Elpimba